CIC Antônio Prado - RS
CIC Antônio Prado - RS
(54) 3293.1609

NOTÍCIAS

10/04/2019

IDEF faz pesquisa sobre a sucessão nas empresas familiares de Antônio Prado

O propósito da pesquisa é despertar para a importância do tema Planejamento Sucessório para a longevidade das empresas familiares da região.

Compartilhar:

Com escritórios em Caxias do Sul e Bento Gonçalves, o Instituto de Desenvolvimento da Empresa Familiar (IDEF) está iniciando mais um levantamento de dados sobre a sucessão nas famílias empresárias da região da Serra Gaúcha. Em parceria com a Câmara de Indústria, Comércio, Serviços, Agropecuária e Turismo (CIC) de Antônio Prado, serão ouvidas empresas familiares associadas à entidade, por meio de seus fundadores, herdeiros ou sócios. Atualmente, são 364 associados, sendo 144 do setor de Serviços, 82 do Comércio e 59 da Indústria.

O propósito da pesquisa é despertar para a importância do tema Planejamento Sucessório para a longevidade das empresas familiares da região. “Com os dados e as informações levantadas, poderemos ser mais assertivos ao dialogarmos com os nossos associados, correspondendo melhor as suas expectativas e necessidades quanto as suas demandas. A pesquisa também será um marco para o município, pois não há registro destas informações. Acredito que termos estes dados representa uma importante ferramenta para futuras análises socioeconômicas e para estratégias de negócios, fomentando não apenas a economia local, mas também sendo um motivador para outros empreendedores”, avalia o presidente da CIC de Antônio Prado, Marcelo Maschio Piazza.

O levantamento será feito por meio da aplicação de um questionário elaborado pelo IDEF, baseado em literaturas específicas e pesquisas aplicadas a nível mundial. Empresários que comandam negócios familiares em Antônio Prado e desejam contribuir com o IDEF participando da pesquisa podem enviar e-mail para hana.witt@idefamiliar.com.br até o final do mês de maio, solicitando o questionário. A fundadora do IDEF, pesquisadora e especialista em Governança Familiar, Hana Witt, pretende compartilhar os resultados da pesquisa “Retrato das Empresas Familiares de Antônio Prado” no mês de junho de 2019 em evento a ser organizado com a CIC.

AS PESQUISAS DO IDEF sobre governança nas empresas familiares são iniciativas que têm como objetivo identificar a vulnerabilidade das empresas de uma região e/ou segmento de negócio durante um processo de transição geracional. Nos últimos dois anos, o IDEF entrevistou 185 empresas de natureza familiar da região, dando origem a duas pesquisas: a “Retrato das Empresas Familiares da Serra Gaúcha” e “O Papel da Mulher na Empresa Familiar” por meio da participação de fundadores, esposas e herdeiras que responderam às questões.

O IDEF orienta famílias empresárias em relação aos temas de Governança, Sucessão e Compliance, contribuindo para o bom desempenho na gestão familiar. Além das Pesquisas, são soluções do IDEF Cursos e Fóruns de Orientação, Planejamento Sucessório e Grupos de Desenvolvimento (preparando a sucessão – fundadores e herdeiros).

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

Engª. Hana Witt

Professora, pesquisadora e fundadora do IDEF

54 99168.4756  • 54 3039.5889

hana.witt@idefamiliar.com.br

www.idefamiliar.com.br

www.hanawitt.com.br


ATENDIMENTO
(54) 3293.1609
cicaprado@cicaprado.com.br
ONDE ESTAMOS
Av. Valdomiro Bocchese, 955 - Conj 302 | CEP:95250-000 | Antônio Prado | RS
CIC Antônio Prado - ©2015 - Todos os direitos reservados
Webde, Web for Business

A CIC Antônio Prado possui uma Política de Segurança da Informação de forma a atender aos requisitos da Lei 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados, garantindo proteção à sua visita ao nosso site. Nosso acordo de privacidade está disponível para sua leitura. Ler Acordo de Privacidade.