CIC Antônio Prado - RS
(54) 3293.1609
ÁREA RESTRITA

INSTITUCIONAL | SOBRE A CIC

Em 2011, a Associação Comercial, Industrial e Serviços de Antônio Prado passou a atender pela nomenclatura de CIC - Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária de Antônio Prado, atendendo a uma proposta colocada pelos representantes das entidades empresariais da região filiadas à Associação das Entidades Representativas da Classe Empresarial da Serra Gaúcha - CICS Serra.
 

Nosso Negócio

“Entidade Representativa da Classe Empresarial”

Nossa Missão

“Contribuir significativamente para criação, o desenvolvimento, o fortalecimento, a integração e a sustentabilidade das empresas de Antônio Prado e região , através de ações de representatividade e soluções adequadas, visando melhorar a competitividade da região”.

Nossa Visão

“Tornar-se até 2021 uma referência confiável em soluções para classe empresarial, sendo reconhecida pela sua efetiva representatividade, modelo de gestão, força de suas ações e comprometimento com o desenvolvimento”.

Nossa Política da Qualidade

“Representar as empresas de Antônio Prado e região com dinamismo, ética e transparência, aplicando as melhores práticas de gestão e melhorando continuamente seus processos, buscando contribuir para o crescimento de seus Associados e para o fortalecimento da competitividade”.

Nossos Valores

Honestidade – Transparência – Respeito – Ética – Comprometimento – Credibilidade  Postura – Planejamento -  Seriedade – Qualidade – Agilidade – Responsabilidade – União  Pró-atividade – Propósito – Perseverança

Nossos Princípios

  • Ética e Transparência na representação de seus associados
  •  Credibilidade, comprometimento e propósito em todas as suas ações
  • Qualidade e agilidade no atendimento
  • Postura apartidária
  • Seriedade e Honestidade na transferência da informação
  • Produtos e serviços atualizados, confiáveis, disponíveis e adequados as necessidades dos associados
  • Pró-atividade na melhoria de sua gestão
  • Eficiência no uso de seus recursos
  • Valorização e qualificação constante de sua equipe, visando a união
  • Planejamento adequado, inclusive no processo de sucessão
  • Perseverança na busca por resultados positivos

Slogan

CIC Antônio Prado: Fortalecendo Empresas, Facilitando Negócios.


A história

A Associação Comercial, Industrial e Serviços de Antônio Prado deve sua existência, na quase totalidade, ao empresário Valdomiro Bocchese da Cunha. O Moinho do Nordeste, desde sua fundação, sempre foi uma empresa diferenciada no cenário industrial de Antônio Prado. Como principal dirigente do Moinho do Nordeste/Nordeste Alimentos, Valdomiro, mais do que ninguém, sentia as enormes dificuldades que sua empresa enfrentava pela falta de estrutura básica no município, notadamente estradas e energia elétrica. Os padrões de qualidade que impunha aos produtos por ele fabricados, que sempre foram o grande diferencial da sua indústria, não podiam ficar na dependência de fatores externos. Suas experiências e sua vivência na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) e também no Sindicato das Indústrias Moageiras lhe mostravam a necessidade de haver uma entidade que unisse o empresariado local, que, embora pequeno nos contextos regional e estadual, seria bem mais expressivo em suas demandas do que a luta solitária que vinha enfrentando. Nessa época, um grupo de empresários já promovia reuniões informais em que eram discutidos problemas que suas empresas enfrentavam e a forma como poderiam superar as deficiências estruturais do município. Com a finalidade de buscar uma troca de experiências, frequentavam as reuniões da Câmara de Indústria e Comércio (CIC) de Caxias do Sul. Foi numa dessas reuniões, trocando ideias com membros da Diretoria da CIC, que surgiu a proposta de ser criada uma associação em Antônio Prado. Para tanto, aquela entidade caxiense daria todo o apoio que fosse possível.

Valendo-se da experiência de seu assessor jurídico, Dr . Itacir José Grezzana, com larga folha de serviços na área do Direito Comercial, Valdomiro começou a planejar a futura entidade, de forma que reunisse as forças produtivas do município, abrangendo a indústria, o comércio e os serviços. O pequeno grupo de empresários aprovou a ideia, e, a partir disso, foi organizada uma reunião-almoço que contaria com a presença do público-alvo: industrialistas, comerciantes e prestadores de serviços.

Em 8 de maio de 1987, às 14 horas, em Assembleia Geral de Constituição, realizada no Clube União de Antônio Prado, na Rua Waldemar Mansueto Grazziotin, n. 274, foi fundada a Associação Industrial e Comercial de Antônio Prado, sendo a reunião presidida por Valdomiro Bocchese da Cunha e secretariada pelo advogado Dr . Itacir José Grezzana. A ata de fundação foi assinada por 52 empresários de Antônio Prado e Ipê, de cujas assinaturas nos foi possível identificar as seguintes: Valdomiro Bocchese da Cunha, Presidente– Itacir José Grezzana, Secretário – Valner José Borges – Prefeito Municipal – Ivalino Andreolli, Vanderlei Pavan, José Saule Neto, Olimpio Carissimi, Neuri Susin, Nelson Pinto de Araújo, Jorge Zamboni, Hilva Bortolotto, Raimundo Zanotto, Wilson Mussatto, Rutinez José Ziliotto, Ulisses Victorio Pasa, Virginio Bortolotto, Vicente Basso, André Manica, Otavio José Zaccani Filho, João Bonatto de Oliveira, Raul Schiochet, Vitor Bocchese Grazziotin, Flavio Citton, Luis Ernesto Marcon, Ulderico Marcon, Zeferino Nadal, Claudiomar Verza, Aládio Marcanzoni, Hermes Damiani, Laureano Antonio Fortuna, Itacir Beltrame, Alberto Vizentin, Valter Pasqualini, Eugênio Barbieri, José Valter Galvani, Vinício Rigon, Julio Zaniol, Clovis Pedro Zulian, Mario Antonio Schiochet e Villi Verza.

O primeiro Conselho Executivo da associação era composto pelos empresários: Valdomiro Bocchese da Cunha – Presidente; Itacir Beltrame – Vice-Presidente da Indústria; Ivalino Andreolli – Vice-Presidente do Comércio; Laureano Antonio Fortuna – Vice-Presidente de Serviços e Ancelio 
Fernando Beltrame – Secretário.

Na presidência do primeiro Conselho Deliberativo, foi empossado Clovis Pedro Zulian. Valdomiro Bocchese da Cunha, em poucas palavras conta a situação que era vivida na época: "Nós sentíamos que não havia um canal de comunicação, que o empresariado não tinha força e representatividade. Quando surgia algum problema, recorríamos à Prefeitura ounos reuníamos em um grupo muito pequeno, nos sentíamos sem forças. (Informativo AICS, ano 1, n. 1 – dez. 1992).

Primeiras ações

Constituída a associação, iniciava o trabalho propriamente dito. Organizar a entidade de forma jurídica e física e, principalmente, como um primeiro passo, formalizar a adesão dos associados, tanto dos que tinham estado presentes na reunião inicial de constituição e fundação, bem como dos demais 
empresários pradenses que, embora não tivessem participado da fundação, viam com bons olhos a nova entidade de classe. Por outro lado, não podiam ser esquecidos os empresários ipeenses, já que a reunião de constituição havia recebido uma adesão considerável das forças produtivas daquele município. A sede da associação, num primeiro momento, ficaria instalada em propriedade de Valdomiro, antiga residência de seu avô. Pode-se dizer que a associação nasceu em “berço esplêndido”, pois ocuparia a mesma sala onde o grande capitão da indústria, Valdomiro Bocchese, fundador do Moinho do Nordeste, havia realizado seus negócios durante muitos anos. O futuro sorria promissor . A parte jurídica – estatutos e demais documentos – ficaria a cargo do Presidente Valdomiro e do advogado Dr . Itacir José Grezzana, que sempre tiveram grande respaldo e auxílio da Fiergs e da CIC de Caxias do Sul, na organização da entidade. Quanto aos associados, o próprio presidente 
Valdomiro formalizava as propostas.

[...]

Se nos detivermos nos assuntos que formaram a pauta dessa primeira reunião de trabalho, nos daremos conta de que, através deles, estavam traçadas as linhas-mestras que a associação adotaria como diretrizes para o seu foco de trabalho, no desenvolvimento das futuras ações a serem implementadas:

1. transparência em suas ações, procurando manter o associado sempre a par das atividades desenvolvidas pela diretoria e do andamento das mesmas;
2. aprimoramento dos conhecimentos de empresários associados e de seus colaboradores, através de cursos, seminários e palestras com a finalidade de proporcionar maior conhecimento aos empresários, sobre o seu próprio negócio, assim como o aprimoramento da mão de obra, visando à melhor qualidade possível nos produtos fabricados;
3. preocupação, engajamento e ação sobre os problemas de infraestrutura existentes no município, que afetam não apenas empresas associadas, mas toda a comunidade, promovendo ações efetivas que os minimizem ou solucionem de vez;
4. integração de ações com os Poderes Públicos, no sentido de somar forças e nunca agindo como poder paralelo; e
5. integração com Entidades de Classe coirmãs e municípios vizinhos, visando à maior representatividade na tomada de decisões e execução de ações conjuntas.

Essas diretrizes básicas sempre foram adotadas como norma por todas as Diretorias Executivas 
da ACIS-AP. A associação permaneceu ativa na primeira sede até março de 1991, quando foi transferida para uma sala no primeiro andar da Casa de Pedra de propriedade do Poder Público Municipal.

A partir de 2003, a sede da associação passou a se localizar na Rua General Vargas, n. 29, entre a Avenida Valdomiro Bocchese e a Avenida dos Imigrantes até o ano de 2006. A quarta e atual sede da associação foi instalada, em 2006, na Avenida Valdomiro Bocchese, n. 955, conjunto 302/B. As instalações atuais são de propriedade da entidade, que conta com uma área de 267m , com diversas salas onde trabalham seus colaboradores.

FONTE: ACIS-AP - Associação Comercial, Industrial e Serviços de Antônio Prado Gestão 2009/2010: uma história de sucesso / org. Fernando Roveda. - Caxias do Sul, RS: Lorigraf, 2010.

Agenda CIC
Cursos e Treinamentos
Espaço do Associado
Palavra do Presidente
índices Ecônomicos
Cadastre seu Currículo
Vagas Disponíveis
Acervo
Opinião
REVISTA
Edições Anteriores
ENQUETE
De que forma você prefere ser informado sobre os acontecimentos (agenda, cursos, reuniões jantares, entre outros) da CIC Antônio Prado ?
ATENDIMENTO
(54) 3293.1609
cicaprado@cicaprado.com.br
ONDE ESTAMOS
Av. Valdomiro Bocchese, 955 - Conj 302 | CEP:95250-000 | Antônio Prado | RS
CIC Antônio Prado - ©2015 - Todos os direitos reservados
Webde, Web for Business