CIC Antônio Prado - RS
(54) 3293.1609
ÁREA RESTRITA

INSTITUCIONAL | CONHEÇA ANTÔNIO PRADO

Antônio Prado: A cidade mais italiana do Brasil

Antônio Prado foi a sexta e última das chamadas "antigas colônias da imigração italiana", sendo fundada em 14 de maio de 1886 e se emancipando em 11 de fevereiro de 1889.

Município histórico da Serra Gaúcha, Antônio Prado é reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan como Patrimônio Histórico Nacional, por possuir o maior e mais completo conjunto arquitetônico, em madeira, da imigração italiana no Brasil. O acervo, englobando 48 edificações, que foram tombadas em 1989, forma a história da vida dos primeiros imigrantes italianos, a maioria vinda da Região do Vêneto - Itália.

Antônio Prado é valorizada não só pelo patrimônio edificado, mas também pela cultura popular através do patrimônio imaterial, dos registros de manifestações culturais do município, do dialeto presente diariamente nas conversas dos moradores locais, além do artesanato que preserva muito das feições dos antigos hábitos dos imigrantes. Tudo para retratar a identidade local. Destam-se, ainda, o Centro Histórico (casas tombadas), os lambrequins (marca da arquitetura local), a gastronomia e os próprios imigrantes retratados em palha de milho. 

Na sua arquitetura, nos seus costumes e em sua gastronomia, Antônio Prado é considerada a Cidade mais Italiana do Brasil.

Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Antônio Prado possui um patrimônio tombado constituído por casas de madeira e alvenaria que foram construídas no final do século XIX e no início do século XX pelos imigrantes italianos que, nesse período, colonizaram a Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Essas casas foram tombadas em 1989, como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, por serem consideras importantes para a preservação da cultura e da identidade nacional. São 48 edificações localizadas nas principais ruas do centro da cidade e se revestem de significativo valor para a história e a cultura da cidade e da região. Em 1995, Antônio Prado emprestou sua imagem de centro histórico para as gravações do filme O Quatrilho.

- Moinho Colonial Francescatto
A casa tem mais de 100 anos, mas começou a funcionar como moinho a partir de 1947. O seu funcionamento acontece com a força da água através de um canal com 500m de comprimento. A água faz girar a grande roda que, com as reduções de engrenagens e através de correias, faz todo o processo de limpeza do milho e moagem, fazendo assim a legítima farinha da nona.

- Ferraria Marsilio
Foi fundada pelo imigrante italiano Ângelo Marsílio, na década de 1900. As peças para carroças, enxadas, arcos de pipas e ferramentas em geral da época eram feitas todas manualmente, esquentado o ferro na brasa a uma alta temperatura; depois era batido em cima da bigorna até formar a peça desejada.

- Cascatas da Usina
São belezas naturais próprias dos vales e montes da nossa região, localizadas a apenas 6 km da cidade. São duas cascatas com mais de 60m de altura que proporcionam aos visitantes um belo espetáculo da natureza.

- Gruta Natural
A gruta natural foi construída em 1932, seu idealizador foi Luigi Angelini, que com a ajuda de vários amigos ampliaram a gruta já existente aumentando o tamanho em mais ou menos dois ou três metros na parte de baixo. Foram feitos muros de pedra para contenção de terra. Logo acima foi construído o campanário usando o sino velho da Igreja, sino este que tem aproximadamente 115 anos. Antigamente o morro onde hoje está a gruta era chamado de morro Bergamascos, mas por gozação dos amigos chamavam de Morro dos Bodes. Depois de sua remodelação ficou conhecida como Morro da Gruta N. Senhora de Lourdes.

- Igreja Matriz
Ampliada e remodelada no ano de 1925, já em estilo eclético com vitrais coloridos, teve sua escadaria feita por portugueses, embora quase toda população fosse descendente de italianos.

- Museu
No museu, instalado no Centro Cultural Padre Schio, encontram-se objetos que remontam a vida e os costumes dos primeiros imigrantes italianos. Contêm arados, roupas de cama, bordados, vestidos de noiva e antiguidades. Dá-se destaque às Madonas, os anjos e os santos, esculpidos em madeira, testemunhas de fé dos imigrantes.

- Filme “O Quatrilho”
Antônio Prado, por ter mantido um acervo arquitetônico tombado pelo patrimônio histórico, na época da realização do filme “O Quatrilho”, cedeu sua imagem para representar a então Caxias do Sul de antigamente. Contou-se com a participação de muitas pessoas da própria cidade para a formação do elenco como figurantes. A cidade então foi preparada para as filmagens; foi preciso apenas colocação de terra nas ruas e a retirada dos postes elétricos para ficar totalmente parecido com o cenário da época. Após “O Quatrilho”, Antônio Prado realmente ficou conhecido nacionalmente.

- Cittaslow
Antônio Prado foi a primeira cidade da América Latina a receber o título de cittaslow, pois preenchia os requisitos da Rede Internazionale delle Cittá Del Buon Vivere: qualidade de vida, hospitalidade, desenvolver os valores culturais sem afetar o meio ambiente, e é claro gastronomia ótima e farta.

- Artesanato
O artesanato de Antônio Prado destaca-se pela qualidade de seus produtos, todos elaborados com muito carinho e dedicação. Para comprovar, basta visitar os pontos de venda de produtos artesanais, que levam a uma reflexão sobre a história dos antepassados. Além de crochê, ponto cruz, macramé, crivo e outros, há o artefato de palha e vime.

- Casa da Neni
Foi a primeira casa a ser tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1986. Construída em 1910, a casa continua conservada igual a sua originalidade e hoje conta com uma loja de artesanato em suas dependências.

01
02
03
04
05
Agenda CIC
Cursos e Treinamentos
Espaço do Associado
Palavra do Presidente
índices Ecônomicos
Cadastre seu Currículo
Vagas Disponíveis
Acervo
Opinião
FenaMassa
REVISTA
Edições Anteriores
ENQUETE
De que forma você prefere ser informado sobre os acontecimentos (agenda, cursos, reuniões jantares, entre outros) da CIC Antônio Prado ?
ATENDIMENTO
(54) 3293.1609
cicaprado@cicaprado.com.br
ONDE ESTAMOS
Av. Valdomiro Bocchese, 955 - Conj 302 | CEP:95250-000 | Antônio Prado | RS
Facebook - CIC A. Prado
CIC Antônio Prado - ©2015 - Todos os direitos reservados
Webde, Web for Business