Entre os palestrantes do XXV Congresso Movergs está Pedro Janot, ex-executivo da Zara, Azul Linhas Aéreas e Pão de Açúcar, apresentou alternativas para superar o momento de crise
Diante de um cenário de desaquecimento de vendas e desaceleração econômica, o setor moveleiro assumiu postura cautelosa para 2015. Ao avaliar a cadeia produtiva, o executivo Pedro Janot apresenta possibilidades para a indústria contornar o momento de adversidade. Com vasta experiência frente à gestão de renomadas empresas, ele participou do XXV Congresso MOVERGS com a palestra “Como superar momentos de crise”. O encontro, traz informações relevantes sobre a realidade do setor de madeira e móveis.
Segundo Janot, a crise tem origem na falta de implantação de uma base sólida econômica, que passa pela educação, redução da máquina pública e corrupção. Entretanto, para o executivo, o setor de se pautar no otimismo. “É preciso falar sobre o que é fundamental em todos os cenários: o otimismo. Mais do que manter essa filosofia apenas ações sólidas podem transformar o cenário”, comenta o palestrante.
Janot assegura que a indústria não pode paralisar. “É hora de investir na equipe de vendas e perceber as oportunidades para flexibilizar o negócio, atendendo aquilo que o mercado está buscando, mesmo que timidamente”. Conforme Janot, o país tem uma capacidade de recuperação muito rápida, seja no comportamento do consumidor ou na reação do empresariado: combinação essa que impulsiona o crescimento para o segundo semestre do ano. “Haverá uma separação do movimento político do movimento econômico. A economia está viva, mesmo anestesiada, por isso acredito na recuperação. A exportação também volta a entrar na pauta das empresas”.
Para ele, investir em capital humano é a grande saída para o setor. “É preciso apostar em gente. Mobilizar os colaboradores para que se comportem como donos do negócio, 100% compromissados com resultados”. O ideal, no entanto, só será possível com uma cultura forte e unida. “As dificuldades precisam ser encaradas como desafios e isso se faz com uma liderança presente – que se envolve diretamente em tirar a estratégia do papel e transformá-la em atitude”, ressalta.
Pedro Barcellos Janot Marinho é membro do Conselho da Azul Linhas aéreas Brasileiras, sendo presidente-executivo entre 2008 e 2013. Sua carreira inclui o Grupo Pão de Açúcar, as Lojas Americanas e Mesbla.
Sobre o Congresso MOVERGS
O Congresso MOVERGS informa os empresários das indústrias de móveis para melhor encarar os desafios da realidade econômica. Além de apresentar um panorama atualizado do setor, o encontro debate sobre a necessidade de empresas repensarem, recriarem e reinventarem alternativas a fim de se manterem competitivas. Na programação, painéis com diferentes especialistas darão suporte para os empresários visualizarem novas possibilidades e investimentos do mercado.