CIC Antônio Prado - RS
CIC Antônio Prado - RS
(54) 3293.1609

NOTÍCIAS

03/07/2015

CIC e Agropecuária - Hidroponia: alternativa de cultivo de plantas sem solo

Por:
Ana Paula Fernandes de Lima, Engenheira Agrônoma, Mestra em Produção Vegetal e Doutoranda em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas

Compartilhar:

A palavra Hidroponia originou-se do grego e quer dizer: água e trabalho. É um sistema, em que não se usa o solo como fonte de nutrientes. É possível utilizar substratos inertes como areia lavada, brita, vermiculita e outros como apoio para as raízes. O sistema hidropônico possibilita a produção e desenvolvimento de plantas em uma solução nutritiva de água e nutrientes.

A hidroponia é difundida em todo o mundo, entre os principais países que utilizam desta tecnologia estão: Holanda, Estados Unidos da América, Canadá, Israel, Japão e Brasil, onde o estado de São Paulo é o maior produtor de hortaliças por este sistema; e a alface é a hortaliça mais cultivada. A produção de hortaliças por meio da hidroponia existe até mesmo no arquipélago de Fernando de Noronha.

            As plantas quando cultivadas diretamente no solo, retiram os nutrientes e água para o seu crescimento da solução do solo. O solo é composto por material orgânico e inorgânico que disponibiliza os nutrientes para a solução de acordo com o consumo e diminuição da concentração dos nutrientes presentes na mesma. No sistema hidropônico, os nutrientes ficam disponíveis na solução nutritiva, que deve ser formulada ou comprada de acordo com a espécie a ser cultivada.

Alguns parâmetros devem ser levados em consideração para este cultivo, dentre eles: a qualidade da água, que deve ser potável; o ambiente protegido, no caso, estufas; a estruturas das calhas de cultivo, que preferencialmente deve ser de polipropileno, pois é atóxico; a disponibilidade dos macronutrientes (Nitrogênio, Potássio, Fósforo, Magnésio, Cálcio e Enxofre) e micronutrientes (Cloro, Cobre, Manganês, Ferro, Zinco, Boro e Molibidênio), além do pH e da condutividade elétrica da solução nutritiva. É preciso observar a temperatura da solução, o ideal é que esteja na faixa de 18 a 25°C; a temperatura do ar, entre 20 e 26°C; a oxigenação da solução; a umidade relativa do ar, entre 30 e 90%; a intensidade luminosa e o tipo de sistema hidropônico.

Existem alguns sistemas hidropônicos difundidos e muito utilizados na agricultura, os principais são: o sistema NFT (Nutrient Film Technique) que é o mais usado, no qual a água circula pelo sistema de calhas na forma de lâmina de água em contato com as raízes das plantas; o sistema de gotejamento onde as plantas recebem água por meio de gotejadores diretamente sobre as raízes; o sistema de aeroponia em que a água é fornecida por nebulização diretamente nas raízes e o sistema tipo floating, muito utilizado para produção de mudas, no qual bandejas de isopor ou espuma fenólica são dispostas sobre a água.

 A hidroponia é um tipo de cultivo que apesar do investimento inicial, pode trazer diversas vantagens ao produtor. Dentre elas, percebe-se um aumento no potencial para a mão-de-obra familiar e na qualidade de vida dos agricultores que utilizam este sistema, bem como a facilidade de manejo, pois não é necessário mecanização da área, facilitando o trabalho diário. Nas áreas de estufa as bancadas de trabalho são altas, gerando conforto aos trabalhadores. Assim como, a produção é maior e o ciclo da cultura é menor, beneficiando a programação do escalonamento de plantio e culturas. Observa-se também uma menor incidência de insetos e fungos devido ao equilíbrio da planta, acarretando em menor uso de defensivos agrícolas. Salienta-se o uso consciente de adubos e água, sendo um sistema que economiza em torno de 70% do consumo de água. Além da qualidade final e a durabilidade do produto serem maiores quando comparado a espécies produzidas em sistema convencional. Por fim, inúmeras espécies podem ser cultivadas no sistema hidropônico, como: alface, rúcula, agrião, salsinha, cebolinha, tomate, pimentão, fisális, morango, flores, espécies forrageiras para alimentação animal, entre outras culturas.

No entanto, apesar das inúmeras vantagens, o sistema também apresenta algumas desvantagens, como o alto custo de implantação, o alto consumo de energia elétrica e o maior preço do produto final, sendo alguns centavos mais caro que produtos de sistemas convencionais. Por isso, faz-se necessário um técnico habilitado para acompanhar diariamente este sistema de cultivo. Mesmo assim, considera-se o sistema hidropônico como um caminho alternativo e promissor, que facilita e diminui os riscos de contaminação do agricultor e do ambiente, unindo a ideia de otimizar o uso dos recursos naturais com maior rentabilidade ao produtor.

Texto compilado através de informações disponíveis em:

GIMÉNEZ, G.; ANDRIOLO, J.; GODOI, R. Cultivo sem solo do morangueiro. Ciência Rural, Santa Maria, v.38, n.1, p.273-279, 2008.

SILVA, D.F.P.; SILVA, M.R.B.; SILVA, R.T.B.; MAPELI, A.M.; KHOURI, C.R.; LISBOA, S.P.; SOUZA, V.A.; PEREIRA, P.R.G. Produção de mini-alface em cultivo hidropônico. Unimontes Científica, Montes Claros, v.8, n.1, 2006.

LUZ, J.M.Q.; GUIMARÃES, S.T.M.R.; KORNDORFER, G.H. Produção hidropônica de alface em solução nutritiva com e sem silício. Horticultura Brasileira, v.24, n.3, p.295-300.

OHSE, S.; DOURADO-NETO, D.; MANFRON, P.A.; SANTOS, O.S. Qualidade de cultivares de alface produzidas em hidroponia. Scientia Agrícola, v.58, n.1, p.181-185, 2001.

SANDRI, M.A. Cultivo hidropônico de alface. Bento Gonçalves, Instituto Federal de Educação e Tecnologia, 2011.4p. (Boletim Técnico, 01).

www.abhidroponia.com.br

www.labdrio.cca.ufsc.br

www.planttec.com.br

www.revistahidroponia.com.br

 

 

 


ATENDIMENTO
(54) 3293.1609
cicaprado@cicaprado.com.br
ONDE ESTAMOS
Av. Valdomiro Bocchese, 955 - Conj 302 | CEP:95250-000 | Antônio Prado | RS
CIC Antônio Prado - ©2015 - Todos os direitos reservados
Webde, Web for Business

A CIC Antônio Prado possui uma Política de Segurança da Informação de forma a atender aos requisitos da Lei 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados, garantindo proteção à sua visita ao nosso site. Nosso acordo de privacidade está disponível para sua leitura. Ler Acordo de Privacidade.