Depois de um ano de redução no faturamento, o varejo planeja voltar a crescer em 2016. Segundo os organizadores da 3ª Feira Brasileira do Varejo (Febravar), que iniciou ontem em Porto Alegre, uma das bases da retomada do setor deve ser o investimento em tecnologia. O evento conta com mais de 40 expositores em 69 estandes, em uma área de dois mil metros quadrados no BarraShoppingSul. A expectativa é aumentar em 72% a geração de negócios na comparação com a feira anterior.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas), Paulo Kruse, o faturamento do varejo deve apresentar queda superior aos 5%, em 2015, no Rio Grande do Sul. No primeiro semestre, a retração foi de 2,5%. Mesmo assim, na avaliação de Kruse, a situação do Estado não é tão grave quanto em outras regiões do Brasil. "Sentimos uma pequena queda nos primeiros seis meses do ano. Até dezembro, a expectativa não é alvissareira. Entretanto, mesmo sem saber em qual patamar, os negócios devem se estabilizar a partir de 2016, voltando a crescer lentamente", projeta.
Na abertura do evento, o presidente da Febravar, Ronaldo Sielichow, criticou a política de corte de despesas por meio de demissão de funcionários. Para Sielichow, o cenário de retração do consumo em nível nacional deve levar o lojista a buscar alternativas que otimizem seus recursos, revendo conceitos de gestão. "A pessoa que é demitida não compra e, consequentemente, não movimenta a economia. É hora de os empresários olharem para dentro das empresas e demitirem processos obsoletos, implantado novas tecnologias que reduzam seus custos e aumentem sua competitividade."
Nesse sentido, a Febravar oferece uma série de soluções para os comerciantes. Entre elas, uma Smart Store, ou seja, uma loja inteligente baseada no conceito de varejo 3.0. Desde a entrada até o provador, em um único ambiente de 60 m?2, estão disponíveis mais de 30 tecnologias diferentes. Viável, inclusive, para pequenos e médios negócios, o projeto tem o objetivo de renovar a gestão do ambiente de vendas por meio de um melhor custo benefício. Para isso, são apresentadas novidades que facilitam o controle de caixa, a gestão de estoques, a contabilidade e a interatividade do consumidor com os produtos.
Escolhida para ocupar a Smart Store com sua nova coleção, a marca de vestuário Rabusch pretende agregar parte das tecnologias em seu novo projeto de lojas. Atualmente, são 43 unidades, e mais cinco estabelecimentos franqueados devem ser inaugurados até o fim do ano. Para o presidente da marca, Alcides Debus, a interação do consumidor no ponto de venda será decisiva para o futuro do varejo. "Há outros canais para comprar o produto, como a internet. Por isso, as lojas físicas precisam gerar uma experiência positiva para o cliente que depois vai ser compartilhada com outras pessoas", destaca Debus.
A Febravar segue até sexta-feira com a realização de painéis, visitas técnicas e mesas-redondas. Entre os temas, estão o cenário atual do varejo e sua influência na economia, a participação do setor nas redes sociais, a relação entre o shopping center e o lojista e o papel do líder na gestão corporativa.