A Melnick Even aposta na realidade virtual como novo recurso de venda do empreendimento de alto padrão HOM Nilo, cuja construção se inicia em 2016. Utilizando o óculos Gear VR, da Samsung, as pessoas poderão ter uma experiência imersiva em 360°. É possível acompanhar, de forma hiper-realista, áreas como a fachada do futuro prédio em meio à rua Nilo Peçanha e a cobertura com piscina e vista para o Parque Germânia. Tudo na tela do óculos.
"É uma ferramenta que vai revolucionar a forma como os futuros empreendimentos imobiliários serão apresentados aos potenciais clientes que estamos trazendo de forma inédita para o Rio Grande do Sul", comenta o diretor da Melnick Even, Juliano Melnick. No futuro, a ideia da empresa é disponibilizar novos conteúdos, possibilitando que as pessoas possam se sentir como se estivessem dentro dos apartamentos.
Ao Gear VR, óculos de realidade virtual lançado recentemente pela Samsung no mercado mundial, é acoplado a um smartphone, que funciona como tela de projeção. O aparelho roda o aplicativo que mostra os ambientes captados, por exemplo, por drones. O player responsável pela produção do conteúdo é a Digital Light.
Inicialmente, a Melnick Even vai disponibilizar seis unidades do Gear VR. Uma delas ficará na sede da empresa, uma no estande de vendas do empreendimento e as demais nas imobiliárias que irão comercializar o HOM Nilo. O futuro empreendimento terá duas torres, uma comercial com 208 escritórios e uma residencial com 176 apartamentos. Também faz parte do projeto um mall de conveniência com sete lojas e edifício garagem de cinco andares.
Melnick comenta que a tecnologia tem sido uma aliada importante para a venda de empreendimentos imobiliários. "Esse é um segmento desafiador já que, muitas vezes, estamos comercializado algo que ainda não existe", relata. Ele comenta que a forma de tangibilizar isso no passado era fazendo desenhos, depois imagens eletrônicas, maquetes e imagens em 2D e 3D. "Agora, dispositivos como o óculos de realidade virtual ajudam a tornar essa experiência cada vez mais real", acrescenta.