O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançou ontem uma campanha nacional para estimular o consumo de produtos e serviços de empreendimentos de pequeno porte. O Movimento Compre do Pequeno Negócio será composto de uma série de ações de divulgação e uma grande mobilização no dia 5 de outubro.
Segundo o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, a campanha pretende mostrar a importância das pequenas empresas para economia e geração de empregos no País, de modo a sensibilizar os consumidores. "O foco é fazer com que as 10 milhões de micro e pequenas empresas criem em relação aos consumidores brasileiros um movimento que permita agregar atributos."
Representando cerca de 95% das empresas brasileiras, os micro e pequenos negócios respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e por 52% dos empregos gerados com carteira assinada (17 milhões de pessoas).
De acordo com Barreto, as redes sociais devem ser o principal veículo de divulgação da iniciativa. "As redes sociais são o eixo da campanha", afirmou.
Para o diretor-superintendente do Sebrae/RS, Derly Fialho, ao escolher comprar do pequeno negócio, os consumidores estão fazendo a sua parte na geração do desenvolvimento local. "Mais fortalecidas, as empresas podem inovar, elevar seu desempenho, diversificar a oferta de produtos e serviços e atender melhor o cliente", destaca o presidente do Sebrae/RS.
Os empreendedores poderão cadastrar suas empresas no site www.compredopequeno.com.br para que o consumidor encontre os produtos e serviços que precisa perto de sua casa ou trabalho.
O Sebrae e as instituições parceiras vão realizar uma semana de capacitação em todo o Brasil, no período de 21 a 26 de setembro, para preparar os empresários especialmente para a mobilização de 5 de outubro. Serão realizadas palestras, consultorias e orientações sobre controle de custos e atendimento ao cliente, entre outras ações.