Uma pesquisa do Sebrae mostra que 30% das pequenas empresas não têm qualquer relação com os bancos comerciais na qualidade de pessoas jurídicas. Segundo o levantamento divulgado no Fórum de Cidadania Financeira pelo presidente da instituição, Guilherme Afif Domingos, esse cenário é uma das consequências da falta de crédito no Brasil, um dos maiores obstáculos para os micro e pequenos empresários e os empreendedores individuais (MEI). "Quanto menor a empresa, mais distante ela está do sistema financeiro", conclui a pesquisa.
Os juros, a burocracia e as exigências de garantia são as principais dificuldades enfrentadas pelos pequenos negócios ao pedir empréstimos aos bancos. A maior parte dos micro e pequenos empresários possui relacionamento com bancos por meio de conta-corrente como pessoa física: 89% entre os pequenos; 84% dos micro. Nos MEI, a parcela é de 71%.
Quando perguntados sobre o que seria melhor para facilitar o crédito, cerca de 50% dos entrevistados pediram a redução dos juros. "A taxa de juros hoje, eu tenho dito que ela é pornográfica. Entre a taxa básica e a taxa de ponta, tem uma cadeia alimentar imensa", afirmou Afif, que deixou no mês passado o ministério das micro e pequenas empresas, extinto na reforma ministerial.