A convite da Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária (CIC) de Antônio Prado, o deputado estadual Ronaldo Santini (PTB) foi palestrante na reunião-almoço “Tá na Mesa Parlamentar” com empresários filiados à entidade, nesta segunda-feira (12), no Clube Recreativo Pinheiros.
Em uma conversa informal, após os pronunciamentos, o deputado respondeu aos questionamentos dos participantes. “Entendo que um mandato não pode ser vinculado à uma sigla partidária e o meu compromisso com a Serra Gaúcha, Região Nordeste, entre outras é de pensar o progresso regional como um todo”, comentou.
Ele falou sobre a situação das rodovias da região, como a RS-437 e RS-448, destacando a mobilização regional formada pela retomada das obras de pavimentação. “Em trecho aqui de Antônio Prado, o governo já nos atendeu e determinou ao Daer a realização das obras, que já estão em andamento”, disse.
O presidente da CIC, Marco Antônio Uberti Gonçalves, destacou a atuação do parlamentar do PTB em favor das demandas da Associação das Entidades Representativas da Classe Empresarial da Serra Gaúcha (CICs Serra). “Santini está sempre abrindo portas e trabalhando pelo desenvolvimento da nossa região”, comentou.
O prefeito Marcos Scopel expressou o seu agradecimento ao apoio do parlamentar aos pleitos do município. “Quero apenas agradecer ao Santini pela sua dedicação na defesa dos interesses dos municípios. Esta é a verdadeira função que esperamos que nossos deputados cumpram e ele faz muito bem”, frisou.
O presidente da Federação dos Clubes de Integração e Troca de Experiência (Federacite) e da Associação dos Produtores Rurais dos Campos de Cima da Serra (Aproccima), Carlos Roberto Simm, solicitou apoio de Santini aos projetos do setor agropecuário. O deputado destacou que está trabalhando diretamente na defesa do projeto que autoriza as queimadas orientadas dos Campos de Cima da Serra, conhecido como “sapeca de campo”. Também confirmou o pedido de recursos do Ministério da Agricultura para programa de melhoramento do campo nativo e correção de solo (calcário) dos Campos de Cima da Serra. Ele fez o pedido ao ministro Mendes Ribeiro Filho que acenou a intenção de destinar o investimento. Falou ainda da preocupação com o plantio da batata inglesa, debatendo novas tecnologias em parceria com o Grupo Nagano, de São Paulo.
Com relação à Consulta Popular, o administrador do Hospital São José, Diógenes Weber, solicitou a liberação dos recursos já aprovados. “É de extrema necessidade para a existência do nosso hospital”, reivindicou. O deputado disse que irá contatar o secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, e pedir informações a respeito da demanda.
O líder partidário do PTB recebeu ainda as solicitações de apoio à realização do evento Fenamassa, que será organizada pela CIC. Além de informações a respeito da instalação de uma Junta Comercial na cidade.Também presente o presidente do Legislativo, Gilmar Soares, demais vereadores e autoridades.