CIC Antônio Prado - RS
CIC Antônio Prado - RS
(54) 3293.1609

NOTÍCIAS

18/02/2015

Valor da soja pode cair 25% em 2015

Ainda temos um numero elevado de municípios que dependem da arrecadação tributaria oriunda desse setor.

Compartilhar:
 No ano passado, ao atingir o valor de US$ 4 bilhões, a soja representou 21,3% do total das exportações gaúchas.A projeção do economista da fundação de economia e estatística (FEE), Rodrigo Feix, é de que, apesar da expectativa de crescimento de cerca de 10% na safra estadual, a valor exportado, em dólares, pelo complexo estadual da oleaginosa tenha queda de 25,5% em 2015."O aumento na quantidade não será suficiente para compensar a queda nos preços, que deverão cair 15% para os produtores".explica.
O economista acredita no aumento da parcela da produção que ficará no mercado interno, uma vez que, a partir deste ano, será adotado o B7, mistura de 7% de biodiesel ao diesel, aumentando o processamento do grão. Mas, ressalta Feix, a especialização de Estado em apenas um setor é perigosa, pois o bom desempenho da economia fica vulnerável, principalmente no caso de commodities agropecuárias, á alterações climáticas e á oscilações no comercio internacional, caso deste ano.
Com isso, neste ano, a variação do dólar será decisiva para as contas estaduais. ‘‘ Em se confirmando esse cenário com preços externos menores, os desdobramentos na economia gaúcha dependerão em grande medida da flutuação da taxa de cambio no período ".destaca Feix. 
Para o economista-chefe da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Antonio da luz, o cambio melhora o preço da soja em reais e beneficia o produtor, entretanto, em médio e longo prazo, a depreciação do real gera preocupação, uma vez que os insumos, na sua maioria importados,estarão mais caros para o próximo ciclo produtivo.

ATENDIMENTO
(54) 3293.1609
cicaprado@cicaprado.com.br
ONDE ESTAMOS
Av. Valdomiro Bocchese, 955 - Conj 302 | CEP:95250-000 | Antônio Prado | RS
CIC Antônio Prado - ©2015 - Todos os direitos reservados
Webde, Web for Business

A CIC Antônio Prado possui uma Política de Segurança da Informação de forma a atender aos requisitos da Lei 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados, garantindo proteção à sua visita ao nosso site. Nosso acordo de privacidade está disponível para sua leitura. Ler Acordo de Privacidade.