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22/03/2016

Venda de ovos está abaixo da expectativa em Caxias

A cinco dias da Páscoa, prateleiras dos supermercados continuam abarrotadas de chocolates.

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A cinco dias da Páscoa, os tradicionais parreirais de chocolates nos supermercados continuam carregados de ovos. O desempenho inicial projetado pelos supermercados caxienses de baixa entre 5% e 10% deve cair ainda mais. O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Caxias do Sul (Sindigêneros), Eduardo Slomp, estima queda ente 10% e 15% este ano.


— Além da situação econômica ser desfavorável, a Páscoa neste ano vai cair no final do mês (27 de março), período que é mais complicado para vender — destaca. 

Nos corredores é comum observar clientes passando diretor pelos ovos de chocolate e se dirigir diretamente às barras de chocolate e caixas de bombons. Os vendedores, desesperados, oferecem várias condições para o cliente levar. Entre os argumento estão os valores. 

— Baixou 20% em relação a última semana — revela a vendedora de um hipermercado. 

Mesmo assim, muitos consumidores preferem esperar ainda mais. É o caso da atendente Márcia Pimentel, 45 anos. 

— Vai reduzir mais, pois tem muitos ovos em oferta. Vou esperar até sábado _ argumenta. A psicóloga Simone Fregodoli se assustou com os preços.

— Vou optar pelo produtos das feiras, que estão mais em conta — explica. 

O Pioneiro fez uma pesquisa de quatros opções para presentear em três supermercados tradicionais de Caxias.

 

   Estratégia para não sobrar   

Os fabricantes de chocolate tentam superar a retração econômica com ovos de Páscoa menores para atender a um público com menos dinheiro para gastar. Os supermercados adotam estratégias para atrair o consumidor final. A rede de supermercados Andreazza optou pela promoção "pague 2 e leve 3" e está dando certo.

— Compramos a mesma quantidade do ano passado e pretendemos vender tudo — diz o gerente da loja Kayser, Juarez Dal Bosco. 

O gerente garante que o terceiro ovo de Páscoa é realmente gratuito. Um ovo de 210 a 240 gramas, da marca Nestlé, tem o preço unitário de R$ 39,91. Na compra de três unidades, o consumidor vai pagar R$ 26,60 cada um. No caso de um chocolate mais sofisticado a diferença é mais significativa. 

O Ferrero Colection (370 gr) custa R$ 79,80 por unidade. Na compra de três, o valor fica em R$ 53,20. Uma das tendências desta Páscoa é a opção pelas barras de chocolate e as caixas de bombons. Nesses casos, a estratégia é pague 5 e leve seis. Se levar as seis caixas, vai economizar R$ 5,46.  

  Custo x benefício 

  A cada Páscoa é notável o aumento do preço dos ovos de chocolate. Os "motivos" dos fabricantes são diversos: desde a forma utilizada para a fabricação até o cuidado com o transporte dos produtos. 

Isso pode explicar em parte o valor praticado, mas, no final das contas, o consumidor é que tem que se fazer a pergunta: vale a pena? Um comparativo simples de se fazer é checar quando custa uma barra de chocolate e um ovo, ambos da mesma marca, avaliando bem a quantidade de produto que vem em cada um. A diferença, dependendo do caso, pode chegar a mais de 400%, o que é uma quantia significativa até mesmo na compra de apenas uma unidade, quanto mais na compra de vários.

Para o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos, o que conta é o desejo versus a capacidade financeira. 

— É hora de pararmos de agir por impulso, de sermos levados pela 'magia da Páscoa' que o comércio nos transmite. Se eu quero uma marca específica, porque tem algum diferencial, e eu tenho dinheiro para isso, ótimo. Caso contrário, esse é o momento de começarmos a ser mais conscientes e buscarmos alternativas mais econômicas. 


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